Andrey Santos foi titular, enquanto Ângelo, ex-Santos, entrou e foi destaque na etapa final; Blues comemoraram 5 a 0 para mais de 50 mil pessoas no Kenan Stadium
A FC Series 2023 deu seu pontapé inicial nesta quarta-feira (19) com o histórico duelo entre Chelsea, da Inglaterra, e o queridinho Wrexham, do País de Gales. Os Blues iniciaram a pré-temporada com o pé direito e venceram por 5 a 0. O estreante técnico argentino Mauricio Pochettino escalou um time titular repleto de jovens, incluindo o também estreante brasileiro Andrey Santos.
Aos 19 anos, Andrey iniciou a partida em sua primeira aparição com a camisa do clube inglês. Neste ano, ainda emprestado ao Vasco, ele destacou-se pela Seleção Sub-20 no Mundial da categoria e, depois, chegou à Seleção Brasileira principal, convocado pelo técnico Ramon Menezes. Nesta quarta, foi escalado como o “cão de guarda” de Pochettino ao lado do volante Cesare Casadei, destaque da Sub-20 da Itália, em uma equipe cheia de garotos. No segundo tempo, o atacante Ângelo, ex-Santos, adquirido nesta janela de transferências, também atuou pela primeira vez pelo Chelsea, inclusive fazendo boas jogadas com Sterling e dando assistência para Chilwell fechar o placar.
Após ver os ingressos se esgotarem em quatro dias, o Kenan Stadium, da lendária cidade de Chapel Hill, registrou mais de 50 mil torcedores nas arquibancadas, reforçando o sucesso da FC Series e o “hype” do recém-promovido à quarta divisão inglesa, Wrexham, cujos donos são os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney. O público viu o primeiro encontro das equipes desde 1984 – o primeiro fora do Reino Unido. Foi nesse mesmo estádio da Universidade da Carolina do Norte que saiu o astro e maior jogador da história da NBA, Michael Jordan.
O JOGO
Logo nos minutos iniciais, Nicolas Jackson, 22 anos, driblou o defensor, avançou, invadiu a área e serviu Ian Maatsen, 21 anos, que bateu colocado e abriu o marcador.
O que parecia ser um atropelo dos ingleses logo no começo, no entanto, não se concretizou. O Wrexham igualou as forças e levou perigo algumas vezes ao gol de Cumming. Só que o talento dos Blues falou mais alto. Após bela tabela entre Maatsen e Chukwuemeka, Maatsen concluiu com precisão para fazer o segundo da noite e ampliar o placar no fim do primeiro tempo: 2 a 0.
Assim como o Wrexham, o Chelsea voltou ao segundo tempo com diversas mudanças. Uma delas foi a esperada entrada de Raheem Sterling, craque da Inglaterra. A outra foi mais uma estreia brasileira, dessa vez do atacante Ângelo, ex-Santos. De ambos, saiu a primeira boa chance dos Blues – uma cabeçada perigosa de Sterling, na cara do goleiro, após belo cruzamento da joia formada na baixada santista.
Em mais uma jogada de Sterling, ele encontrou Gallagher, que arriscou de fora da área e balançou as redes: 3 a 0. No fim do segundo tempo, Nkunku recebeu um belo passe de Casadei e, na cara do goleiro, fintou o adversário e marcou: 4 a 0 e baile garantido do Chelsea!
Nos acréscimos, ainda deu tempo para mais um, desta vez com participação direta do atacante brasileiro. Ângelo arrancou da direita, tabelou, e deu bela enfiada para Chilwell, que bateu com classe e decretou a goleada: 5 a 0.
ESCALAÇÕES: CHELSEA 5×0 WREXHAM
PRIMEIRO TEMPO
CHELSEA: Jamie Cumming, Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Bashir Humphreys e Marc Cucurella; Andrey Santos, Cesare Casadei, Carney Chukwuemeka e Diego Moreira; Ian Maatsen e Nicolas Jackson. T: Mauricio Pochettino.
WREXHAM: Ben Foster; Eoghan O’Connell, Ben Tozer e Tom O’Connor; Anthony Forde, James Jones, Andy Cannon, Elliot Lee e Jacob Mendy; Sam Dalby e Paul Mulin. T: Phil Parkinson.
SEGUNDO TEMPO
CHELSEA: Jamie Cumming (Lucas Bergstrom), Alfie Gilchrist, Trevoh Chalobah (Cucurella), Bashir Humphreys e Ben Chilwell; Andrey Santos (Lewis Hall), Cesare Casadei, Conor Gallagher e Ângelo; Raheem Sterling e Christopher Nkunku. T: Mauricio Pochettino.
WREXHAM: Rob Lainton; Aaron Hayden, Ben Tozer (Max Cleworth) e Tom O’Connor (Liam McAlinden); Ryan Barnett; James Jones (Luke Young), Will Boyle, Elliot Lee (Jordan Davies) e Callum McFadzean; Sam Dalby (Billy Waters) e Paul Mulin (Ollie Palmer). T: Phil Parkinson.
FICHA TÉCNICA – FC SERIES 2023
CHELSEA 5X0 WREXHAM
KENAN STADIUM, CHAPEL HILL (EUA)
PÚBLICO: 50.596 pessoas
GOLS: Maatsen (1-0 / 3’), Maatsen (2-0 / 40’), Gallagher (3-0 / 81’), Nkunku (4-0 / 90’), Chilwell (5-0 / 90+3’)
ÁRBITRO: Marcos de Oliveira
ASSISTENTES: Jose da Silva e Marcus Moss
QUARTO ÁRBITRO: Kevin Broadley
FC SERIES 2023 – PRÓXIMOS JOGOS
A programação da FC Series inclui a parada em Orlando da Premier League Summer Series. Fulham e Aston Villa se enfrentarão no dia 26 de julho, no Exploria Stadium.
No dia 02 de agosto, os gigantes Real Madrid e Juventus duelam no Camping World Stadium, valendo o troféu da Florida Cup. O confronto entre dois dos maiores clubes do futebol europeu fará parte da turnê Soccer Champions Tour e fechará a série de amistosos das duas equipes em solo americano.