No último domingo (29), com Lucas Rosa titular, o Valladolid venceu o Valencia por 1 a 0 e respirou no Campeonato Espanhol (La Liga). A equipe do lateral vinha de cinco resultados negativos e retomou o caminho das vitórias diante de sua torcida. Com 20 pontos, deixou a zona do rebaixamento e já mira o próximo compromisso, diante da Real Sociedad, terceira colocada na tabela de classificação, no domingo (5).
– O único resultado que importava para nós eram os três pontos e conseguimos. Foi um grande trabalho de toda equipe e já temos que pensar na próxima partida – avaliou Lucas.
Em sua segunda temporada no Valladolid, o ítalo-brasileiro vem de grande sequência na equipe. Após estrear na La Liga como titular e os 90 minutos em campo diante do Celta de Vigo, no dia 19 de outubro de 2022, só ficou fora de um compromisso na competição nacional. Ao todo, são nove jogos, sendo sete iniciando entre os 11. Lucas ainda atuou três vezes pela Copa do Rei, todas como titular, dando assistência em uma delas.
Versátil desde a base no Palmeiras, Lucas atuou como lateral-direito e como lateral-esquerdo. Sua posição de origem é a direita, mas ele sempre deixou claro que pode atuar nas duas. Aos 22 anos, pode completar sua décima partida de La Liga na próxima rodada, o que é motivo de satisfação:
– Fico feliz por tudo que estou vivendo e isso só me motiva a trabalhar ainda mais. Sabemos das dificuldades e do nível da Liga, umas das principais do mundo. Viver essa experiência tão jovem está sendo algo sensacional.
Na Europa desde 2018, Lucas atuou por três temporadas na Juventus antes de, em maio de 2021, se transferir para a Espanha. Ainda pelo Palmeiras, teve convocações para seleções de base do Brasil.