O Everton, da Premier League Inglesa, é o novo campeão da Florida Cup. Na estreia do técnico espanhol Rafa Benítez, os Blues levaram a taça da edição 2021 neste domingo (25), em duelo diante do Millonarios, da Colômbia, no Camping World Stadium, após empatar por 1 a 1 no tempo normal e depois vencer em emocionante decisão por pênaltis.
Foram 22 cobranças, 11 para cada lado, para definir a vitória do Everton por 10 a 9 nas penalidades máximas. O grande destaque foi o goleiro Asmir Begovic, que converteu a última cobrança de sua equipe e, na sequência, defendeu a batida do goleiro rival, Juan Moreno, para garantir a conquista. O jogador da Bósnia acabou eleito o “Man of the Match”.
O Jogo
Antes mesmo de a bola rolar, a emoção tomou conta dos torcedores no Camping World Stadium, em Orlando. Com uma presença maciça de colombianos, a arquibancada foi à loucura quando o ídolo James Rodriguez entrou em campo no aquecimento.
Depois, já acompanhados dos personagens do Universal Studios, Gru e Minion, do filme ‘Meu Malvado Favorito”, os jogadores das duas equipes se enfileiraram e passaram pelo “portal” da Florida Cup: agora era pra valer. O apito inicial foi marcado pelo gesto anti-racista de alguns atletas do Everton, ajoelhados no gramado, com o punho para o alto, como tem sido praxe nos jogos da Premier League.
O Millonarios foi quem dominou a maioria das ações do primeiro tempo. Em cruzamento após cobrança de falta, o zagueiro Llinás apareceu com um perigoso chute, defendido pelo goleiro Begovic. Llinás mostrou que estava em dia de centroavante e foi justamente ele quem abriu o placar, minutos depois. O defensor apareceu novamente na área adversária, desta vez em jogada de escanteio. Primeiro, cabeceou na trave e, no rebote, completou de costas, com o calcanhar, para fazer 1 a 0.
O gol dos colombianos esquentou o clima, e a vontade das duas equipes foi grande destaque. Ninguém queria perder qualquer dividida, e o público foi brindado com uma disputa de alto nível e muita intensidade. O duelo foi lá e cá, com uma boa cabeçada do Everton que passou por cima do gol, protagonizada pelo atacante Keane, e um chute perigoso da equipe colombiana, após bela jogada do lateral Román, que avançou quase da defesa até a entrada da área, para mais uma boa defesa de Begovic. Aos 40 minutos, Townsend puxou da direita pro meio e acertou a trave, em belo chute colocado, na melhor chance do Everton na etapa inicial.
Volta do intervalo com mudanças
Na etapa final, as duas equipes voltaram com mudanças, a fim de rodar o elenco e dar oportunidades para mais jogadores. No Everton, foram cinco substituições na volta do intervalo, e duas delas logo surtiram o efeito esperado.
Aos 62 minutos, o atacante Broadhead entrou na área, após bela troca de passes, e foi derrubado pelo goleiro Juan Moreno, que também havia entrado no segundo tempo. O jovem Demarai Gray, estreante com a camisa do Everton, assumiu a responsabilidade, bateu o pênalti e deixou tudo igual: 1 a 1.
Os Blues se empolgaram e foram dominantes dali em diante. Aos 78, Broadhead apareceu livre em contra-ataque, ficou na cara do Moreno, mas parou nas mãos de Moreno, que evitou o gol da virada. Sem tempo para mais nada, a decisão do campeão ficou reservada para as penalidades.
Pênaltis: Emoção até o fim
As equipes haviam convertido suas cobranças, quando Begovic defendeu a cobrança de Ricardo Márquez. Logo na sequência, porém, Gordon acertou o travessão e manteve a igualdade na decisão. Ninguém errou mais até que chegou a vez dos goleiros. Begovic, iluminado, garantiu sua cobrança e depois fechou o gol contra Juan Moreno. Everton consagrado campeão da Florida Cup 2021!
Converteram: Michael Keane, Demarai Gray, André Gomes, Nathan Broadhead, Jean-Phillipe Gbamin, Lewis Gibson, Jonjoe Kenny, Tom Davies, Joe Anderson, Asmir Begovic (Everton); Juan Carlos Pereira, Juan Pablo Vargas, Diego Abadía, Daniel Ruiz, Édgar Guerra, Juan Camilo García, Ómar Bertel, Andrés Murillo, Felipe Román (Millonarios)
Perderam: Ricardo Marquéz e Juan Moreno (Millonarios); Gordon (Everton)
Segundo europeu campeão da FC
O Everton é o segundo europeu a conquistar a Florida Cup. Ele se junta ao FC Köln, da Alemanha, vencedor justamente da primeira edição, em 2015. Atlético-MG (2016), São Paulo (2017), Atlético Nacional-COL (2018), Flamengo (2019) e Palmeiras (2020) foram os campeões das edições passadas.
FICHA TÉCNICA
EVERTON-ING (10) 1X1 (9) MILLONARIOS-COL
Local: Camping World Stadium, em Orlando, (EUA)
Data: 25/07/2021
Árbitro: Elvis Osmanovic (EUA)
Assistente 1: Justin Howard (EUA)
Assistente 2: Rachel Smith(EUA)
Quarto árbitro: Jonathan Bilinski (EUA)
Gols: Andrés Llinás, 18 (Millonarios); Demarai Gray, 64 (Everton)
EVERTON: Asmir Begovic, Seamus Coleman (Anthony Gordon), Mason Holgate (Michael Keane), Ben Godfrey (Gibson) e Lucas Digne (Joe Anderson); Alex Iwobi (Tom Davies), Abdoulaye Doucouré (Jonjoe Kenny), Allan (Jean-Phillipe Gbamin) e Andros Townsend (Demarai Gray); James Rodríguez (Nathan Broadhead) e Moise Kean (André Gomes). Técnico: Rafael Benitez
MILLONARIOS: Christian Vargas (Juan Moreno), Felipe Román, Andrés Llinás (Andrés Murillo), Juan Pablo Vargas e Elvis Perlaza (Omar Bertel); Juan Carlos Pereira, Stiven Vega (Juan Camilo García) e Hárrison Mojica (Yuber Quiñonez) (Diego Abadía); David Silva (Daniel Ruiz), Jorge Rengifo (Édgar Guerra) e Fernando Uribe (Ricardo Márquez). Técnico: Alberto Gamero
Fotos e Vídeos Florida Cup 2021 (Crédito: Divulgação / Florida Cup) estarão disponíveis nesse link: http://floridacup.com/media