Palco que recebeu Copa do Mundo e Jogos Olímpicos teve 63.811 pagantes, que viram os 4 a 0 dos Gunners sobre os Blues com ótimas atuações de Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli
Após grandes duelos pelo Clash of Nations ao longo da última semana, Arsenal e Chelsea protagonizaram o capítulo final da FC Series 2022 com a disputa pelo troféu da Florida Cup neste sábado (23). Foram exatos 63.811 espectadores no Camping World Stadium – o que significou o recorde de público em jogos de futebol do palco que recebeu a Copa do Mundo de 1994 e os Jogos Olímpicos de 1996 – para ver a imponente vitória dos Gunners por 4 a 0, com mais uma bela atuação dos atacantes brasileiros Gabriel Jesus (que marcou um golaço por cobertura) e Gabriel Martinelli (bela assistência). Desde o primeiro tempo, com as duas formações “titulares”, o Arsenal mandou no jogo e não deu brechas.
O lado vermelho dominou completamente as ações nos 45 minutos iniciais. Com mais posse de bola e disposição, os comandados de Mikel Arteta tiveram as melhores chances e mereceram a vantagem no placar. Logo aos 5 minutos, após cobrança de falta do Chelsea em seu ataque, os Gunners recuperaram a bola, Martinelli deu bela arrancada em contra-ataque e serviu Saka, que chegou cara a cara com Mendy. O chute do ponta inglês saiu sem força, em cima do goleiro dos Blues.
Jogadores do Arsenal posam com o troféu da Florida Cup (Crédito: Rafael Ribeiro/FC Series 2022)
Pouco tempo depois, o zagueiro Chalobah saiu jogando errado, Xhaka interceptou já dando uma assistência para Gabriel Jesus, que entrou na área rival livre de marcação. Com técnica e frieza, o brasileiro deu um toque por cobertura sobre Mendy e marcou um golaço: 1 a 0 para alegria do lado vermelho nas arquibancadas.
O segundo gol do Arsenal saiu em mais uma saída de bola do Chelsea errada, que o rival aproveitou. O goleiro Mendy lançou, Thomas Partey interceptou, tabelou com Odegaard e achou Martinelli. O brasileiro deu bela enfiada de bola para Odegaard, que se projetou na área para bater cruzado e ampliar: 2 a 0.
Sem conseguir se encontrar, os Blues tentaram levar perigo com subidas de Reece James pela direita. Pelo mesmo setor, Sterling também apareceu e serviu Mason Mount, que bateu e superou Ramsdale, mas a bola acertou a trave.
Camping World cravou o recorde de público: 63.811 (Crédito: Rafael Ribeiro/FC Series 2022)
VOLTA COM MAIS MUDANÇAS NOS BLUES
Enquanto o Arsenal só trocou o estreante Zinchenko por Nuno Tavares no intervalo, Tuchel colocou quatro peças novas (Alonso, Kovacic, Azpilicueta e Pulisic) para tentar se recuperar – Sarr já havia entrado no lugar de Chalobah, lesionado, no fim do primeiro tempo.
Até os 20 minutos, pouco havia acontecido. Apesar de o Chelsea ter ficado mais com a bola, a equipe de Tuchel chegou apenas com um chute de longa distância do zagueiro Sarr, enquanto o Arsenal respondeu na mesma moeda com Xhaka.
Logo depois, virou passeio dos Gunners: Saka fez bela jogada, conduzindo a bola da direita para o meio, encontrou Xhaka, que serviu Gabriel Martinelli, que então arriscou o chute. Rebote de Mendy nos pés de Xhaka, que chapelou Marcos Alonso e arriscou. Novo rebote de Mendy, desta vez nos pés de Saka, livre, quase sem goleiro: 3 a 0 após mais uma bela jogada.
A goleada já era ensaiada, mas não havia saído antes porque Koulibaly, que entrara no lugar de Thiago Silva, travou Pepe, substituto de Martinelli, em uma rápida chegada do Arsenal na área do rival. Pepe ainda teve mais uma boa chance em cobrança de falta, desta vez evitada em bela defesa de Mendy.
Quase no último segundo de jogo, quando tudo parecia definido, Cedric cruzou da direita e Lokonga apareceu livre na área, convertendo de cabeça para cravar o belo espetáculo do Arsenal em campo: 4 a 0 e um verdadeiro baile em solo norte-americano.
SALDO FINAL DA FC SERIES 2022
Além da grande vitória do Arsenal no clássico deste sábado, pela Florida Cup, os dois rivais ingleses foram a campo pelo “Clash of Nations”, que abriu a FC Series 2022. O Chelsea estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Club América, do México, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e depois ficou no empate por 1 a 1 com o Charlotte FC, no Bank of America Stadium, em Charlotte – na decisão por pênaltis para desempate, os ingleses foram derrotados por 5 a 3 diante dos norte-americanos. Já o Arsenal veio de vitória sobre o Orlando City, ao bater a equipe da casa no Exploria Stadium, em Orlando, por 3 a 1.
Confira mais fotos aqui (Crédito: Divulgação / FC Series 2022)
ESCALAÇÕES –ARSENAL (ING) 4×0 CHELSEA (ING)
PRIMEIRO TEMPO
ARSENAL: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Thomas Partey, Xhaka e Odegaard; Saka, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus. TÉCNICO: Mikel Arteta
CHELSEA: Mendy; Reece James, Chalobah (Sarr), Thiago Silva e Emerson Palmieri; Gallagher, Jorginho e Mount; Sterling, Timo Werner e Havertz. TÉCNICO: Thomas Tuchel
CARTÕES AMARELOS: –
SEGUNDO TEMPO
ARSENAL: Ramsdale (Turner); White (Cedric), Saliba, Gabriel Magalhães e Nuno Tavares; Thomas Partey (Mo Elneny), Xhaka (Lokonga) e Odegaard (Maitland-Niles); Saka (Marquinhos), Gabriel Martinelli (Pepe) e Gabriel Jesus (Nketiah). TÉCNICO: Mikel Arteta
CHELSEA: Mendy; Reece James (Ampadu), Sarr, Thiago Silva (Koulibaly) e Marcos Alonso; Kovacic, Jorginho (Hudson-Odoi), Azpilicueta e Mount (Ziyech); Pulisic e Havertz (Batshuayi). TÉCNICO: Thomas Tuchel
CARTÕES AMARELOS: Mount, Marcos Alonso, Ampadu, Koulibaly (Chelsea), Nketiah, Odegaard, Lokonga (Arsenal)
FICHA TÉCNICA – FC SERIES – FLORIDA CUP
ARSENAL (ING) 4X0 CHELSEA (ING)
PÚBLICO: 63.811 (novo recorde do estádio em jogos de futebol)
GOLS: Gabriel Jesus (15’, 1-0), Odegaard (35’, 2-0), Saka (66’, 3-0), Lokonga (90+3’, 4-0)
LOCAL: Camping World Stadium, Orlando (FL), EUA
ÁRBITRO: Kevin Broadley (EUA)
ASSISTENTES: Justin Howard e Elvis Osmanovic
QUARTO ÁRBITRO: Ben Pilgrim