O tour Casa do Povo – a tradicional visita guiada aos bastidores da Arena Corinthians – completa três anos de funcionamento neste domingo (10), Dia das Mães no Brasil. Próximo de atingir a marca de 150 mil visitantes – são 145 mil no total, com pessoas de todas as regiões do Brasil e de outros 44 países, a atração é, desde maio de 2017, um dos principais pontos turísticos de São Paulo.
Porém, neste ano, a comemoração será de forma diferente. Desde o dia 15 de março, as atividades do tour foram suspensas por tempo indeterminado, em decorrência da pandemia do Coronavírus Covid-19. A medida foi tomada para segurança dos torcedores e funcionários, seguindo as determinações dos órgãos governamentais de saúde e do estado de São Paulo.
À espera do retorno, a organização lançou promoções projetando a volta no futuro, quando eventos públicos puderem ser retomados em segurança. A primeira, válida desde o fim de março, contempla o torcedor que comprar ingressos até o dia 10 de maio, podendo levar um acompanhante de graça em sua visita, a ser agendada até 30 de dezembro de 2020 (mais informações abaixo). Em uma segunda etapa, quem comprar ingresso (categoria inteira) de 10 a 16 de maio, durante a semana do aniversário, terá outro benefício, a ser divulgado em breve.
No futuro, o tour Casa do Povo espera receber mais interessados em conhecer de forma interativa e profunda a história do Timão e do estádio, que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014, dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa América 2019. A frequência de visitantes estava em alta constante: são, em média, quatro mil e duzentas visitas por mês nesses três anos.
Em meio à pandemia, esta foi a primeira vez que a organização precisou suspender as atividades por tanto tempo.
“Neste ano, vamos comemorar os três anos do tour de forma inusitada, em um momento tão difícil para todos, no Brasil e no mundo inteiro. Mas esperamos, com essas ações, manter os torcedores próximos e cientes de que terão uma experiência ainda melhor quando tudo voltar. Temos certeza de que venceremos essa batalha e poderemos retomar em breve, estar próximo ao estádio, sentindo a vibração de cada torcedor que passa por aqui”, afirmou Gabriel Dolce, gerente do tour Casa do Povo.
“São três anos procurando dar a melhor experiência para todos, com muitas histórias marcantes e feitos conquistados. E vamos tentar disponibilizar essa sensação única para cada vez mais pessoas. Recebemos gente de todo lugar do mundo e de vários países, o que nos orgulha e nos dá motivação para seguir trabalhando”, completou Dolce.
O TOUR CASA DO POVO
Durante cerca de uma hora de passeio guiado, os torcedores podem conhecer mais sobre a história do Corinthians e os bastidores da Arena Corinthians, passando pelo Átrio, Business Lounge, Camarote, Sala de Imprensa, Auditório de coletivas, Zona mista, Sala de pré-aquecimento, Vestiário e Campo. Os visitantes são guiados por anfitriões apaixonados pelo Timão, que mostram a estrutura e curiosidades a respeito da construção da Arena.
TOUR CASA DO POVO 3 ANOS – INFOS E NÚMEROS
– Inauguração: 10 de maio de 2017
– Público: 145 mil visitantes
– Média geral de 4200 visitantes por mês
– Média de visitantes entre janeiro e dezembro de 2019: 5 mil
– Já recebeu visitantes de 44 países: Alemanha, Angola, Argentina, China, Colômbia, Chile, Cuba, França, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Peru, México, Nicarágua, Paraguai, Suíça, Líbano, Emirados Árabes, Uruguai, Inglaterra, Nova Zelândia, Indonésia, Guiné-Bissau, Marrocos, Gana, Dinamarca, Canadá, Taiwan, Equador, Romênia, Guiana Francesa, Itália, Índia, Egito, Costa Rica, Japão, Holanda, Suécia, Turquia, Austrália, Bélgica, Finlândia, Portugal e Malásia.
– Visitantes de todas as regiões do país, sendo que dos 20% que são de fora do estado de SP, damos destaque para:
Paraná 43,2% – Cidades que mais visitam: Curitiba, Londrina, Maringá
Minas Gerais – 22,1% – Cidades que mais visitam: Uberlândia, Uberaba, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Itajubá
Mato Grosso 15,8% – Cidades que mais visitam: Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Naviraí
– Dos visitantes do Estado de SP, 22% não são da capital:
ABCD: 26,7%
São José dos Campos e Vale do Paraíba: 21,1%
Campinas, Jundiaí e Piracicaba: 22,3%
Baixada Santista: 15%
**Público 30% feminino
ARENA E TURISMO- RANKING TRIP ADVISOR
– TripAdvisor: Em maio de 2017, a Arena Corinthians estava na posição 23 entre 762 atividades de São Paulo, hoje o estádio está na posição 6, e recebeu o certificado de Excelência do site, concedido a atrações que recebem avaliações excelentes dos visitantes com frequência. É a primeira atração esportiva da cidade no ranking, ultrapassando o Museu do Futebol.
EVENTOS JÁ REALIZADOS
– Tours com o ídolo: Para aproximar os torcedores cada vez mais da história do clube, são promovidas edições especiais do tour, com a presença de ídolos do passado, que interagem com os torcedores e contam passagens marcantes da trajetória do Corinthians. Este tour costuma der uma duração maior, aproximadamente 1h40, para que os torcedores possam conversar, tirar dúvidas, ouvir depoimentos, e compartilhar experiências pessoas com os ídolos. Já fizeram tours especiais os ex-jogadores Basílio e Zé Maria, relembrando a histórica conquista de 77, Wladimir e Edilson Capetinha, Marcelinho Carioca, Vampeta, Chicão, e do meia Danilo, que distribuíram autógrafos e tiraram fotos com os torcedores que fizeram a visita.
– Tour com pênalti: os visitantes faziam o tour e no final entravam em campo para bater pênaltis num goleiro profissional
– Tour com filme: os visitantes conheceram a Arena e no final assistiram ao filme 23 anos em 7 segundos no auditório.
– Tour pré-jogo: Visitantes fazem a visita próximo ao horário da partida, podendo ver o trabalho da imprensa, organização da zona mista e camarotes, montagem do VAR e preparação do gramado.
PROMOÇÕES FIXAS
– Morador da Zona Leste tem 50% de desconto. Essa é uma promoção fixa para atrair o público da região para o tour
– Aniversariante do dia, acompanhado de um pagante, não paga. Aniversariante do mês, acompanhado de um pagante, tem 50% de desconto
ARENA, COPA DO MUNDO, OLIMPÍADAS e COPA AMÉRICA
– O tour já recebeu visitantes de mais de 40 países, e grande parte deles foi visitar a Arena pois viu o local na Copa do Mundo, Copa América e Olimpíada. Isso é importante para o espaço e é trabalhado para mostrar para os visitantes que a Arena realmente é tudo o que eles viram pela TV. E, claro, é importante que eles conheçam também o Corinthians.